Imagem capa - O Nascimento da Maya por Vi Amô Fotografia
Fotografia de Nascimento

O Nascimento da Maya

As contratações que vinham dando sinais a muitos dias, mas não ritmavam, apareceram mais intensas e ritmadas na noite do dia 27.

Ela dormiu, mas dormiu mal a madrugada inteira. E me acordou logo cedo (6h) com a frase mais cheia de amor q eu esperava "A Maya esta chegando".

O clima era de muito amor a alegria.



O dia foi longo. As contratações de 10 em 10 minutos, viravam de 5 em 5 minutos, mas logo voltavam para de 10 em 10 m.

Ela tentou descansar, mas não conseguia e resolveu limpar e arrumar a casa, lavar louça, fazer exercícios na bola, interagir com os dogs, interagir com tudo e todos em casa.

A noite as dores intensificaram e as contrações finalmente ritmaram e ficaram em 5 e 5 minutos, logo passaram para 3 em 3m . Entre uma contratação e outra, muito amor e acolhimento.




 




A Maya nasceu dia 29/06 as 16h11

Mas antes dela chegar nesse mundo, durante a noite de 28 até ela nascer no dia 29, eu vi e vivi outro nascimento: o da Camila, minha irmã amada, nascer como Camila Mãe. Ela renasceu, cheia de força, beleza, garra e dor.

Talvez a dor e a força do parto seja uma preparação para transformar uma doce mulher, em uma mulher Leoa. Leoa para criar e defender seu filho. 


Sim, eu vejo muito beleza na dor. Talvez a dor do parto seja uma das únicas que me permita enxergar o tamanho dessa beleza.


Escolhi para postar fotos que significam muito para mi, muito do que eu vivi. Porque eu sempre estive preparada para ver a dor do parto. Mas não imaginava o tamanho das emoções que viriam a tona, por ser o parto da minha irmã. As fotos que tem mais registro de dor, são as fotos que mais me lembram a intensidade do que esse amor é capaz.


Por diversas vezes, larguei a câmera, fui até minha irmã, observar, admirar, abraçar, dar a mão. Dizer o quanto a amava, o quanto eu tinha certeza que TODA a nossa ancestralidade a amava, o quanto ela, Camila, foi querida e desejada por todos. Falar o quanto ela é forte, guerreira. Falar sobre sentir e compartilhar os medos. Fui pedir desculpas por nossos desentendimentos no passado. Fui AMAR e ama-lá. Amar nosso passado, presente e futuro. Parei para viver e me emocionar com ela.  Com a dor dela. Dor física que me doeu muito menos, que a dor psicológica e emocional que ela viveu nessas horas.

Como a Karine, grande amiga e Doula da minha irmã me disse, eu com certeza não estava lá por acaso e nem só para fotografar. Por isso, me entreguei, vivi. Ali, eu não era apenas a Vivian fotógrafa. Eu era a Vivian família. Irmã. Amada e amante daquela família



Por diversas vezes conversei com a Maya também.

Assim como minha irmã também conversava. "Maya, minha filha, eu te amo, mamãe ta pronta, pode vir, pode nascer" e até mesmo "me ajuda filha, eu te amo, me ajuda, por favor"

Eu falava "Eu te amo Maya, sua mãe te ama, seu pai te ama, você nasceu numa família abençoada e repleta de amor, pode vir minha princesa. Só tem amor te esperando aqui fora, você escolheu um linda família para nascer"

Aliás, eu converso com a Maya mesmo a distância, mesmo antes de saber q ela é menina, e de que seu nome realmente seria Maya.  Minha conexão com ela sempre foi intensa. Laços  inexplicáveis de família.

Ps: aliás eu converso mentalmente com quase todos recém nascidos, rsrs. Sempre. Antes dos partos e das sessões Newborn.

Minha irmã ficou + de 20h em trabalho de parto latente e + de 16h em trabalho de parto ativo. Foram horas intensas, cheia de luz, amor, emoção. Horas de força e companheirismo. Por horas a fio, admirei a relação de amor, carinho e companheirismo da Ca e do Thi. Da força, da determinação, da mão, do abraço, do beijo, do carinho, da do incentivo, do apoio, de ser por instantes TUDO um ao outro. O essencial. O primordial.





O sonhado parto domiciliar não aconteceu. Maya veio como queria. E foi necessário, uma cesárea.

Infelizmente não pude entrar no centro cirúrgico. O hospital de Natal não permite fotógrafos externos. Mas vi e senti a família maravilhosa nascer.


O processo foi lindo desde as primeiras horas até a alta hospitalar.  Hospital, que Graças a Deus, minha irmã encontrou profissionais maravilhosos e humanizados, que resignificou todo o processo cirúrgico de  nascer para minha família.


Sou imensamente grata a minha irmã, meu cunhado e a Maya, por me permitirem estar no momento mais lindo da vida deles.

Sou grata a Clarissa Enf. obstetra, a Karine doula e amiga, ao Dr. Tázio médico obstetra, a toda equipe, por todo apoio, cuidado e amor com minha família.

Parto sempre é Nascimento e Renascimento. E ver minha irmã, minha afilhada, nesse etapa da vida,  foi inclusive, renascimento da Vivian.

Resumo: amor imenso e gratidão ❤